Governo do Estado de Minas Gerais e Natura Musical apresentam
EN ES PT
Música Mundo
13 jan 2021
Música Mundo Conecta

Reinventado e estendido, evento se transforma para edição 2021, a maior já realizada ao longo do projeto

Desdobrado em cursos e entrevistas (Música Mundo Conecta); um programa de aceleração para artistas e agentes da música (Programa Inspire); e um programa web de sessions musicais (MM Sessions), evento chega a sua sexta edição com quase cinco meses de atividades e abordagem mais diversa em sua primeira versão totalmente digital.

Com atividades gratuitas, sessions musicais e um edital para ampliar acesso à formação para artistas, agentes e casas de show, uma das principais plataformas de música e negócios do país amplia sua atuação e aumenta o suporte no desenvolvimento de carreiras e da cadeia produtiva da música.

Um dos maiores e mais importantes eventos da indústria da música no Brasil, o Música Mundo se reinventa em 2021 e amplia seu campo de atuação. Se ao longo de cinco edições, a feira se desenhou como indispensável plataforma de negócios da cadeia criativa e produtiva da música, agora, em sua 6ª edição, a primeira inteiramente digital, sua reinvenção aprofunda vínculos no emaranhado do mercado musical brasileiro: o Música Mundo Conecta, na edição 2021. Entre janeiro e maio, o evento – que conta com patrocínio da Natura Musical e copatrocínio da CEMIG através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e realização do Governo de Minas Gerais – promove conexão e conteúdo reunindo agentes e artistas de todo o país e promovendo maior capacitação do mercado. 

Construído por um núcleo de quatro músicos e empreendedores culturais – Francisco Cereno e Gabriel Murilo, co-idealizadores da Embaixada Cultural, Laura Lopes, sócia da Disco Produções, e o compositor João Pires –, o MM Conecta priorizará a ampliação de debates e o aprofundamento de conhecimentos. Para isso, serão disponibilizados oito minicursos, seis entrevistas, 18 video sessions musicais e ainda um programa de aceleração para artistas e representantes de carreiras artísticas ou de casas de show, com seleção ampla para agentes da cadeia produtiva de Minas Gerais, mas estendida a criadores de todo o país. Cerca de 100 artistas serão beneficiados diretamente através das diversas linhas de aceleração do Programa INSPIRE e do programa web de vídeos musicais, o MM Sessions e milhares de profissionais da indústria musical terão acesso à programação semanal de entrevistas e minicursos, realizados via Zoom e transmitidos via streaming pelo canal do Youtube do Música Mundo.

Para construir a programação, o Música Mundo Conecta focou em diversidade. Ao todo, uma equipe com cerca de 50 profissionais estão envolvidos na programação, dentre consultoras, educadores, entrevistadoras, musicistas, produtoras, designers, webmaster, videomakers, comunicadores, assessoras de marketing digital, assessoras de imprensa, assistentes de produção, técnicos de som e coordenadores gerais. Dentre estes, mulheres, homens, não bináries, transgêneros, negros, não declarados, pardos e brancos na edição mais plural já realizada até então. Um caminho sem volta para se conectar com o mundo.

Música Mundo Conecta | minicursos: 

Na sexta edição do Música Mundo, oito minicursos foram pensados para atender ao anseio por profissionalização que o mercado expressou ao longo do último ano, em especial, quando formações na área da música se multiplicaram pela rede. Aqui, os temas abarcam segmentos distintos e amplos, atendendo anseios de diferentes públicos.

*sempre às quarta-feiras, de 19h às 21h

3 de fevereiro | Mercado e sincronização musical, com condução de Mário Di Poi (cofundador e produtor executivo na INPUT | artesonora);

10 de fevereiro | Introdução ao direito autoral, com Guta Braga (especialista em direito autoral com mais de 20 anos de atuação, tendo representado empresas como Warner/Chappell, Sony ATV, Sony Music, IMusica, BMG, Universal e Nokia);

24 de fevereiro | Produção de conteúdo para redes sociais, com Nathy Faria (artista radicada na Espanha empreendedora e consultora de Music Business);

3 e março | Iniciação à mixagem, com Pedro Cambraia / Cido (Artista fundador das bandas Radio Exodus e Ménage, produtor que despontou na cena mineira atuando junto de artistas como Rosa Neon, Lamparina e a Primavera, Nath Rodrigues, Coletivo Imune e outros);

10 de março | Introdução à pós-produção de som para cinema, com Pablo Lamar (nascido no Paraguai e radicado em Belo Horizonte, atua na área de som com importantes realizadores locais e nacionais);

17 de março | Presença de cena para artistas da música, com Luiz Rocha (cantor, compositor, ator e diretor);

24 de março | Introdução à produção executiva de eventos, com Erika Ziller (produtora com atuação principalmente em produção executiva e logística de artistas. Já realizou eventos como Fatboy Slim, The Ultimate Figthing Championship (SP), Anitta, Red Bull Latitude Zero (Macapá), dentre outros).


31 de março | Produção cultural em regiões periféricas, com Jeffim da Bazi (cria da comunidade do Conjunto Santa Maria, é fundador e cantor do Bloco de carnaval Swing Safado, 12duoito e produtor do festival da Quebrada).

Música Mundo Conecta | entrevistas

Na primeira edição digital do evento, múltiplos assuntos estarão em pauta. Para ampliar as abordagens da música feita hoje e diversificar perspectivas, o MM Conecta convidou agentes de todo o país para conduzir temas relevantes ao mercado da música, reconhecer experiências e debater caminhos para a indústria no pós-pandemia.

*sempre às terças feiras, de 20h às 22h

19 de janeiro | Luciano Matos entrevista Beto Barreto, do BaianaSystem
O jornalista musical, DJ e produtor, Luciano Matos, à frente do site el Cabong, do programa de rádio, podcast e festival Radioca e da festa Baile Esquema Novo, entrevista o BaianaSystem Beto Barreto. Guitarrista com longa trajetória no mercado musical baiano, Beto já integrou a Timbalada, foi idealizador do Lampirônicos, tocou com Ramiro Musotto e criou o BaianaSystem para manter vivo um dos instrumentos mais típicos de sua terra: a guitarra baiana. Um bate-papo que vai do samba reggae à guitarra baiana, com pitadas de produção musical africana e jamaicana.

26 de janeiro | Sandrinha Flávia entrevista Tamara Franklin e Winy Mangabeira
Elas na produção: Sandrinha Flávia, jornalista, colaboradora da Revista Canjerê, integrante do coletivo Lena Santos (coletivo de jornalistas negros), e idealizadora do projeto Raça Models, entrevista a cantora Tamara Franklin, expoente da música brasileira atual, e a sua produtora e irmã Winy Mangabeira. Um bate-papo sobre a representação da mulher no hip hop, a música como forma de militância, a mulher na cena musical independente, o papel da gestão administrativa e jurídica e o marketing digital como forma de expansão.

2 de fevereiro | conversa com Kdu dos Anjos, Carla de Lá e Negona Dance, integrantes do Centro Cultural Lá da Favelinha
Lá Da Favelinha – a dança, a moda e a música: Um bate papo com Kdu dos Anjos, Negona Dance e Carla de Lá. Negona Dance é estudante de dança da UFMG e integrante do Observatório das Quebradas, um coletivo político cultural de defesa da cultura afro-periférica urbana. Kdu dos Anjos é artista plural, fundador do Centro Cultural La da favelinha, cantor e compositor. E Carla de Lá é a primeira costureira do Remexe Favelinha, projeto reconhecido internacionalmente. Nesta entrevista, es integrantes do Lá da Favelinha, uma importante organização artística-cultural do Aglomerado da Serra, conversam sobre a moda, a dança e a música que fluem do potencial artístico dos integrantes do Centro Cultural.

9 de fevereiro | Gigi Favacho entrevista Jup do Bairro, Gali Galó e Coral
A diversidade como linguagem artística: a insurgência das pautas identitárias e a crescente representatividade da comunidade LGBTQIAP+ trouxe para o centro da música performances, letras, temáticas e estéticas muito próprias, e que acentuam ainda mais o atravessamento de outras artes na música. Será que o espectro da diversidade criou uma linguagem artística para chamar de sua? Gigi Favacho, produtora e ativista de gênero e sexualidade, idealizadora da Divina Maravilhosa, festa selo de representatividade artística de LGBTQIAP+, conversa com Jup do Bairro, Gali Galó e Coral. Jup é artivista, cria do Capão Redondo, e desde junho de 2020 se jogou na carreira solo. Estampa no nome de seu álbum o assunto que lhe importa agora: Corpo Sem Juízo. Gali Galó é artista não-binárie que, junto com outres artistas, lançou o Queernejo: a diversidade dentro de um dos gêneros musicais mais reconhecidos pela comunidade que gosta de ditar padrão. Coral é trânsito e multiplicidade. Com poesia e potência, cria e recria sons, multiplica significados e subverte os limites de ser e de estar no mundo.

23 de fevereiro | Brisa Marques entrevista Aline Frazão, Dino D’Santiago e Sérgio Pererê *

Lusofonias – vozes para além da língua: Nesta entrevista, Brisa Marques – artista e jornalista mineira – conversa com Aline Frazão, Dino D’Santiago e Sergio Pererê, artistas representantes da cultura lusófona contemporânea. Reflexões a partir de “vozes” que têm muito em comum além da língua. Como pensar o mercado e sua conexão com nossas raízes? Como o território lusófono pode ser um eixo possível e expandido no mundo? Como criar parcerias e caminhos autônomos para a sustentabilidade da música e da arte em geral? Como transitar e criar projetos em colaboração? Como colocar as reflexões em prática? Uma troca de ideias para aproximar afetos, culturas e pensamentos.

*excepcionalmente às 16h

2 de março | Bia Nogueira entrevista Paulo Correa, produtor do Djonga e A Quadrilha
Gestão de carreira musical e interseção com outras linguagens artísticas – o caso Djonga: Nesta entrevista, Bia Nogueira – cantora, compositora, atriz, diretora, preparadora vocal e produtora –, conversa com Paulo Correa, produtor do consagrado Djonga. Um bate papo sobre estratégias de carreira, o impacto da pandemia em uma das principais fontes de renda do artista, os shows, e as perspectivas pós-pandemia para o fomento e difusão da arte. Bia é idealizadora e artista do Coletivo Imune, uma das coordenadoras do Festival Sonora, integrante da banda Yônika e da cia teatral Grupo Dos Dez. Em 2020 gravou, como participação especial, na primeira faixa do álbum “História da Minha Área” de Djonga. 

Programa Inspire

Apostando na formação de novos artistas e agentes da música, e na profissionalização de nomes já atuantes no mercado, o MM Conecta construiu um programa de mentoria inédito em sua trajetória. Dividido em três eixos – dois deles com três meses de duração e um “pocket”, com acompanhamento de um mês – o projeto abarcará artistas e seus representantes, e ainda agentes de casas de show, para acompanhamento pedagógico pensado especialmente para profissionais da indústria da música. A participação no programa se dará através de uma convocatória pública, aberta para todo o país. 

Com inscrições entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, o processo de seleção será realizado pelos curadores do Música Mundo. O projeto pretende dar oportunidade aos artistas e agentes da cadeia da música de aprimorar suas formas de relacionamento com o público, planejar objetivos e estratégias profissionais e elaborar um plano contundente de marketing digital. A metodologia envolve encontros semanais através da plataforma Zoom, alternando as consultorias individuais e coletivas, que incluem grupos de trabalho. 


EIXO # 1: INSPIRE 

O que é

O Inspire funcionará como um laboratório de desenvolvimento de carreira, através de um trabalho imersivo e dedicado a cada uma das carreiras selecionadas. Com três meses de duração, o programa terá 12 encontros com consultoras especializadas em temas diversos, como: Público e identidade artística (com Dani Ribas); Marketing Digital (com Lívia Rangel); Estratégias de lançamentos (com Dani Rodrigues) e Comunicação e assessoria de imprensa (com Julianna Sá). As inscrições têm início dia 14 de janeiro e vão até o dia 7 de fevereiro. Serão selecionadas 20 carreiras musicais, entre artistas mineiros e de todo o país, e elas serão divididas entre as mentoras, permitindo a(o) selecionada(o) experimentar o acompanhamento em um dos temas acima dispostos. 

Como funcionará

A metodologia de aceleração de carreiras musicais será liderada por um time de consultoras com formação e experiências diversas. Os participantes selecionados serão divididos em quatro grupos, com os quais deverão permanecer até o final do programa. As consultorias coletivas serão realizadas quinzenalmente e, quando determinado, os participantes poderão agendar um horário para uma hora de consultoria individual. Os encontros acontecerão entre março e maio, sempre às segundas-feiras, entre 19h e 22h, através da plataforma Zoom.

EIXO # 2: INSPIRE POCKET

O que é

Com um mês de duração, sendo 8 horas de consultoria coletiva online (vídeo conferências) ministradas por Leo Moraes (A Autêntica) e mais 8 horas de colaboração e troca de experiências entre os participantes mediadas pela equipe Música Mundo Conecta, o programa pretende dar um panorama geral sobre gestão musical, com abordagem ampla sobre as etapas de gerenciamento de carreira para artistas iniciantes. Com convocatória pública – como a versão estendida do programa –, o Inspire Pocket selecionará dez artistas de Minas Gerais. 

MM Sessions

A experiência musical tem espaço especial no Música Mundo Conecta. Em um novo palco, claro. Por conta da pandemia do coronavírus, a sexta edição do MM, a primeira digital, adaptou seu cenário artístico para a natureza em meio às montanhas de São Sebastião de Águas Claras (Macacos). Para dar visibilidade a artistas de diferentes eixos da produção mineira, surge o MM Sessions: um programa web de seis episódios, em que os artistas poderão apresentar uma amostra de seus trabalhos e tê-los registrados profissionalmente em áudio e vídeos, em um estúdio estruturado especialmente para a ação. Serão 18 artistas escolhidos pela curadoria do Música Mundo e os conteúdos audiovisuais serão apresentados todas as sextas-feiras a partir do dia 12 de março de 2021.

*sempre às sextas- feiras, às  20h 

Sobre o Música Mundo Conecta
Desde sua primeira edição, o Música Mundo vem atuando como um agente transformador, criando oportunidades de networking entre empreendedores do setor criativo e o sistema do mercado da música. Nesta edição virtual, o MM Conecta desenvolveu um programa dedicado a incentivar a descoberta de novas soluções tecnológicas e estratégias de mercado voltadas para artistas empreendedores.

A sexta edição do MM é exatamente para os agentes culturais engajados no bem-estar comum da sociedade, para aquelas e aqueles que entendem que o compartilhamento gera abundância e que a troca de experiências aumenta as oportunidades para todos envolvidos. É para essas musicistas e músicos que querem ser mais relevantes para o público consumidor de música e também para os seus colegas de profissão, que atuam em coletivos e enfrentam os desafios da vida artística promovendo ações aglutinadoras e potencializadoras de crescimento da sua comunidade, e não apenas da sua própria carreira musical. 

Convocatória Inspire: de 14 de janeiro a 7 de fevereiro. 

Realização do programa Inspire: de fevereiro a maio de 2021.


Música Mundo Conecta | entrevistas

*sempre às terças feiras, de 20h às 22h

19 de janeiro | Luciano Matos entrevista Beto Barreto, do BaianaSystem
26 de janeiro | Sandrinha Flávia entrevista Tamara Franklin e Winy Mangabeira | Elas na produção
2 de fevereiro | conversa com Kdu dos Anjos, Carla de Lá e Negona Dance, integrantes do Centro Cultural Lá da Favelinha

9 de fevereiro | Gigi Favacho entrevista Jup do Bairro, Gali Galó e Coral | A diversidade como linguagem artística

23 de fevereiro | Brisa Marques entrevista Aline Frazão, Dino D’Santiago e Sérgio Pererê *

Lusofonias – vozes para além da língua
2 de março | Bia Nogueira entrevista Paulo Correa, produtor do Djonga e A Quadrilha
Gestão de carreira musical e interseção com outras linguagens artísticas – o caso Djonga

Música Mundo Conecta | minicursos: 

*sempre às quarta-feiras, de 19h às 21h

3 de fevereiro | Mercado e sincronização musical, com condução de Mário Di Poi
10 de fevereiro | Introdução ao direito autoral, com Guta Braga
24 de fevereiro | Produção de conteúdo para redes sociais, com Nathy Faria
3 e março | Iniciação à mixagem, com Pedro Cambraia / Cido
10 de março | Introdução à pós-produção de som para cinema, com Pablo Lamar
17 de março | Presença de cena para artistas da música, com Luiz Rocha
24 de março | Introdução à produção executiva de eventos, com Erika Ziller
31 de março | Produção cultural em regiões periféricas, com Jeffim da Bazi


MM Sessions

*sempre às sextas- feiras, às  20h, entre 12 de março e 16 de abril

MÚSICA MUNDO CONECTA

De 19 de janeiro a 24 de maio
www.musicamundo.com.br
Instagram: @mm.musicamundo
Facebook: facebook.com/mm.musicamundo
Youtube: youtube.com/musicamundo